ENTRADA

ARCO DE CONSTANTINO, Roma - s. IVa.D.
ARCO DE TRIUNFO, loc. s. m. Monumento estruturado como um pórtico, decorado com baixo-relevo, por vezes também com escultura em vulto. Tem uma finalidade comemorativa de actos de heroicidade e feitos notáveis. É uma das formas representativas da Arquitectura Romana.” (in: RODRIGUES, SOUSA e BONIFÁCIO; “Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura”; Quimera, Coimbra – 1996) créditos de imagem: https://historiaartearquitetura.com/2017/02/23/arco-de-constantino
ARCO DE CONSTANTINO, Roma – s. IVa.D.

Da discussão entre a conversão ou a não conversão de Constantino ao Cristianismo é possível citar um número infindável de fontes, mas será que isso é relevante?

Na verdade, a escolha religiosa pessoal deste Imperador como tema de debate seria até impertinente, nos dias de hoje (artigos 2º e 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e 10º do capítulo II do RGPD (UE) 2016/679).

Constantino encabeçou resoluções com significativas implicações históricas. E a questão é precisamente o “encabeçou”: não o fez sozinho. Aliás, nenhum Homem ou Mulher alguma vez alcançou objectivos sociais ou comunitários, sem estar integrado num grupo. As grandes obras ou acções são uma espécie de caça ao mamute. Acontecem porque respondem à vontade do grupo.

LOGO, a opção religiosa pessoal do Imperador Constantino I, não é relevante.

 

 

veja: http://ensina.rtp.pt/artigo/quando-constantino-criou-o-domingo-para-descanso/

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s